Associação Filhos e Amigos de Icó

Há quatro anos lutando por um Icó cada vez melhor!

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

II Dia do Vaqueiro Icoense e Arraial das Comunidades é realizado com êxito


Os cavalos voltaram a percorrer as principais ruas de Icó no último dia 29 de junho.

Durante a manhã naquela data, foi realizado o "II Dia do Vaqueiro Icoense e Arraial das Comunidades", evento retomado pela Associação Filhos e Amigos de Icó [Amicó].

O Dia do Vaqueiro tem apoio das Paróquias de Nossa Senhora da Expectação e de Nossa Senhora do Rosário e é uma ode ao vaqueiro icoense, uma das figuras emblemáticas e base da Civilização do Couro.

LUIZ GONZAGA HOMENAGEADO - Após a homenagem em 2011 a "Jorge Locutor", 2012 prestou uma homenagem póstuma aos 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", que levou a cultural e a história da região Nordeste para todo o Brasil em forma de música.

A mobilização da vaqueirama teve início após os primeiros raios do sol, com a concentração na Escola Estadual Vivina Monteiro. Logo após, foi realizada a Missa Sertaneja, com a participação dos freis e das comunidades icoenses.

Em seguida, houve a cavalgada pelas principais ruas da cidade, passando pela Ponte Piquet Carneiro e encerrando as atividades com uma confraternização no Parque Nana Perotto, apoiadora do "II Dia do Vaqueiro Icoense e Arraial das Comunidades".


HISTÓRIA - A primeira edição do Dia do Vaqueiro foi realizada pela Amicó e as paróquias de Icó, após o período de 70 anos sem a realização de um evento similar. O "II Dia do Vaqueiro Icoense e Arraial das Comunidades" tem o apoio da Zenir Móveis, Escola Vivina Monteiro, Brasil FM, Prefeitura Municipal de Icó, através do Contran, e Icó é Notícia.

AMICÓ - A Associação Filhos e Amigos de Icó foi criada em julho de 2010 e propõe ações que fortaleçam a educação, cultura, saúde, agricultura, esporte, dentre outros temas importantes que tragham benefício à sociedade local.
Na bagagem da entidade, estão as realizações do I e II Jogo Beneficente, em dezembro de 2010 e de 2011, cujos alimentos foram destinados à Campanha Natal Sem Fome, da Loja Maçônica Cavalheiros da Liberdade Nº 21, de Icó.

Além disso, a Associação realizou a Campanha de Conscientização do voto, nas Eleições gerais de 2010, realiza parcerias na Campanha de Doação de Sangue em Icó e foi co-realizador do I Festival da Cultura Icoense, o Icozeiro, juntamente com a Associação Cultural e Artística Icoense.

O VAQUEIRO EM ICÓ - O registro mais antigo do trabalho do vaqueiro em terras icoenses é de 1719 quando, nas imediações de Icó, já haviam fazendeiros com quatro mil rezes.

Da Ribeira, a produção era destinada à Aracati-CE, um dos principais portos da época, além dos estados de Bahia, Pernambuco e Paraíba.
A estratégica localização do Icó, com área fronteiriça entre Rio Grande do Norte e Paraíba e às margens do Rio Salgado facilitaram o crescimento da "Princesa dos Sertões". E um dos principais motores foi o vaqueiro, com a lida diária do rebanho bovino.


GALERIA DE FOTOS












Fonte: Icó é Notícia

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More